A itauense Tayanne Caroline Alves, estudante em doutorado (PhD) em Engenharia Aeroespacial na University of Kansas(KU). Ela está participando de um projeto financiado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), nos Estados Unidos.
Dedicada aos estudos, Tayanne Caroline Alves foi criada em Itaú de Minas, estudou em escolas do município do pré até o último ano do Ensino Médio. Sua base no inglês foi pelo CNA de Itaú de Minas.
“Eu sempre soube que eu queria cursar Engenharia Aeroespacial. O foco dessa engenharia é lidar com projetos, construção e manutenção de aeronaves, veículos espaciais, foguetes e satélites. Depois de um ano de cursinho, fui aprovada na Engenharia Aeroespacial pela Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André/SP.
Enquanto fazia minha graduação, participei do Programa Ciências Sem Fronteiras do Governo Federal onde tive a oportunidade de estudar por dois semestres na KU. E decidi que tentaria também o mestrado nos USA”, pontuou Tayanne.
Em 2021, ela foi aprovada para fazer o mestrado na University of Kansas(KU) com uma bolsa integral e veio a oportunidade de trabalhar em uma pesquisa financiada pela NASA. Nessa pesquisa, ela trabalhava com aero acústica computacional, medindo o barulho gerado pelo motor de aeronaves e testando soluções para reduzir esse barulho.
Depois de finalizar o projeto financiado pela NASA ela fui convidada por um outro professor da University of Kansas(KU) para integrar seu grupo de pesquisa em Dinâmica dos fluidos computacional durante o doutorado. A pesquisa é um projeto financiado pela General Electric, responsável por produzir a maior partes dos motores de aeronaves da Boeing.
No último sábado, dia 13 de maio, Tayanne se formou em mestrado e teve a felicidade imensa de ter seus pais nessa formatura. Ela ressalta que todos os meus planos só se concretizaram por causa dos seus sacrifícios e do apoio incondicional dos seus pais.
“Meus pais moram em um sítio próximo de Itaú, localizado no Santana. Meu pai, Geraldo Alves, conhecido por ter trabalhado por 30 anos na Votorantim Cimentos como operador de painel. Minha mãe Seoneida, natural de Passos, irmã da Ana da Panificadora São José, dedicou-se a minha criação, e dona do lar. Eu tenho um carinho e gratidão enorme por Itaú, é a cidade de onde eu vim. Que me viu crescer e me proporcionou muitas memórias com os amigos que ai conheci. Sempre que posso volto para casa, para visitar meus pais, familiares e meus amigos”, finalizou a itauense.